segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Estudo conclui que Windows 7 gasta menos energia que XP

Entre os sistemas operacionais da Microsoft, há quem atualmente ainda prefira o XP (como nosso editor Rafa) e há quem tenha seguido adiante para o Windows 7. Um estudo da Mindteck concluiu que o sistema mais atual administra de forma mais eficiente o consumo de energia do que sua versão mais antiga (e não vamos nem discutir a omissão do Vista neste estudo ;) ).

A empresa analisou PCs em configurações diversas para chegar a essa conclusão. Foram elas: Pentium 4 com configurações de fábrica, Pentium 4 com drivers atualizados, top de linha com configuração de fábrica e top de linha com drivers atualizados. Cada um deles foi testado com Windows 7 e XP em três situações: ocioso, em uso intenso e em uso leve.

Em todas as configurações e usos, dois comportamentos não variaram:

  1. No Windows XP, atualizar os drivers melhora significativamente o consumo de energia em relação à configuração padrão;
  2. Instalar Windows 7 no computador com XP traz uma melhora ainda maior, reduzindo o consumo em cerca de 10% na maioria dos casos, mas que chegou a uma melhora de até 25% em um dos cenários avaliados.

Consumo de energia nos diversos cenários avaliados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário