quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Primeiras impressões: Internet Explorer 9 Beta Já testei

A Microsoft lançou nessa quarta-feira o Internet Explorer 9 Beta. O primeiro beta público do navegador chega em tempo de mostrar que dá para modificar a interface do navegador, embora nem tudo possa ser considerado exatamente original na próxima versão do navegador.

Eu já brinquei um pouco com a versão beta e discorro abaixo sobre os recursos mais interessantes.


O visual renovado do IE9 está muito agradável, ainda mais quando a janela translúcida do Aero está ativada. Dá gosto de ver um navegador que finalmente adota um design mais minimalista, com poucos botões, sendo que nenhum deles leva rótulos de texto (ao menos por padrão).



Alguns leitores questionaram como a nova barra de endereços lado a lado com as abas vai funcionar. Pois então, há a possibilidade de clicar na hora da barra de endereços para redimensioná-la. Assim sobra mais espaço para as abas, embora certamente vai chegar uma hora em que vai ter mais abas do que o espaço comporta. Quando isso acontece, aparecem duas setinhas (uma para esquerda e uma para a direita), a partir das quais o usuário navega pelas abas. Não é exatamente prático.
A central de páginas mais visitadas pode ser bastante útil para quem tem hábito de acessar os mesmos sites sempre (a minha avó, que só lê jornais e acessa o e-mail, vai adorar o recurso). Além do nome do site, o Internet Explorer apresenta o seu ícone (favicon para os íntimos). Abaixo ainda há uma barra que representa a frequência com que o site é acessado.


Acessar novos sites, fazer buscas e checar o histórico de navegação são as funcionalidades da nova barra de endereços, chamada carinhosamente de One Box. Na imagem acima você vê que o histórico funcionou muito bem na busca por “tim”, trazendo de volta um post do TB. Curiosamente, os dois resultados seguintes são de arquivos armazenados computador, o que indica que a busca do IE está integrada à ferramenta de indexação e busca do próprio Windows 7.

A Microsoft trabalhou bastante para deixar os alertas do IE menos irritantes. O resultado é uma barra de avisos que aparece na parte inferior da página. Quando dei início em um download, mal percebi que a barra tinha surgido por lá. Mas imagino que, com o tempo, o usuário acostume-se com isso. De qualquer forma, para mim o IE deixou de ter alertas irritantes para ter alertas que… não alertam (não de primeira).

Convenhamos que pelo menos o design da barra de aviso é bonito.

O gerenciador de downloads, uma adição importante para o navegador, por enquanto não fede nem cheira. Ele cumpre bem a sua função de informar quais downloads estão em andamento e onde os arquivos baixados estão sendo armazenados.

Meio que copiando o Prism da Mozilla, o Site Fixado permite criar o atalho direto para um site diretamente na barra de tarefas do Windows. Em tese o ícone do site seria importado para esse atalho, mas na prática o resultado não é tão bonito quanto esperava. Talvez quando os sites começarem a adotar ícones maiores e com transparência esse recurso fique melhor. É importante notar que a marca do site também aparece próxima do superbotão de voltar e do botãozinho de voltar.

No que diz respeito ao desempenho, o Internet Explorer 9 Beta recém aberto no Windows 7 abre dois processos iexplore.exe, um deles consumindo 15,3 KB e o outro consumindo 4,8 KB, enquanto que o Mozilla Firefox 4 Beta 5 já é iniciado com o processo firefox.exe na casa dos 50 KB. Nada mal…

O IE9 pode ser baixado nessa página ou no Baixatudo, lembrando que ele só funciona em Windows Vista (32-bit) e Windows 7 (32-bit e 64-bit).

Atualização às 17h44 | Fiz o teste Acid3 no IE9. Resultado? Reprovado. Veja abaixo a captura de tela que comprova a nota 91/100:

vale a pena baixa ta muito bom qualquer duvida acessem meu twitter http://twitter.com/_marcelodejesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário